segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Está esquentando ou está esfriando?


Calor excessivo, aquecimento global, degelo, ondas de calor, frio no verão, quente no inverno... e por ai vai. Efeito estufa! Alguém tem dúvidas de que a terra está cada vez mais quente? Pelo visto sim.
Uma nova vertente de cientistas acredita que na verdade o que estaria acontecendo é o contrário de aquecimento. A Terra estaria se resfriando.
Na Conferência Mundial do Clima de 2009 o cientista Mojib Latif, afirmou não ser do time dos céticos, que acreditam que a Terra vem sofrendo mudanças climáticas graças ao grande vilão: o Aquecimento Global! O CO2 é quase um Hitler! E o metano, anda subindo na escala a passos largos. Se fizermos uma lista de mal feitores do efeito estufa não vai caber nesse post. Não podemos nos esquecer do malvado bicho Homem, com seu apetite voraz, que anda destruindo tudo com a desculpa de estar construindo.
De acordo com cerca de 1500 cientistas, que compartilham da opinião de Latif, a Terra na verdade, vai sofrer nos próximos anos um processo de resfriamento natural que pode ultrapassar o seu aquecimento. De acordo com o site Inovação Tecnológica “o resfriamento seria causado por alterações cíclicas naturais nas correntes oceânicas e nas temperaturas do Atlântico Norte, um fenômeno conhecido como Oscilação do Atlântico Norte” , e essas correntes seriam as reponsáveis pela maior parte das mudanças climáticas nos últimos anos.
Esses estudos ganham mais embasamento quando, por exemplo, Vicky Pope do serviço Meteorológico do Reino Unido, diz que o degelo no Ártico também é em parte causado por ciclos naturais.
Mas o que nós sabemos ao certo? Eu sei que estou com o corpo todo ardendo, graças a um sol de 40°C durante todo o domingo passado. Se ele é causado pelo aquecimento ou pelo resfriamento global eu não sei. Na verdade, ninguém ainda pode garantir.
O que eu posso dizer é que algo está errado. Essas catástrofes climáticas, essas ondas de frio e calor excessivos cada vez mais comuns, crises econômicas, caos urbano, tudo ao mesmo tempo e agora. Não é porque existem contradições sobre os efeitos que nossa civilização vem causando à Terra, as causas serão as mesmas.
Então se mexa, faça a sua parte. E lembre-se que não somos nós que salvaremos a Terra, é Ela que irá nos salvar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário